Frente parlamentar vai lutar pela permanência do Fundeb

Brasília, quinta-feira, 11 de abril de 2019 - 8:31

EDUCAÇÃO

Frente parlamentar vai lutar pela permanência do Fundeb


Por: Da Redação*

Alice Portugal (PCdoB-BA) destaca importância do trabalho da frente para manutenção de mecanismos de financiamento da educação pública.

Oliver/Mídia Ninja

A Frente Parlamentar Mista da Educação foi relançada nesta quarta-feira (10) com a meta de tornar permanente o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Principal fonte de financiamento da educação nos municípios, o fundo entrou em vigor em 2007, mas tem validade apenas até 2020.

Já há uma proposta para estendê-lo (PEC 15/15), e os parlamentares da frente pretendem juntar apoio ao texto.
Para a deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), segunda vice-presidente da Comissão de Educação da Câmara, é essencial que o Fundeb seja consolidado. A parlamentar vê a frente como um importante instrumento nessa luta.

“Esta frente tem um papel determinante em construir pontes entre a vida cotidiana nas escolas, nas universidades, na pós-graduação e relacioná-la com as estruturas institucionais que compõem esse mosaico do mundo educacional. Apontamos os erros, mas temos que ver os avanços que tivemos, como piso nacional dos professores, o Fies, temos que lutar pela garantia do Fudeb, pois queremos que ele seja eternizado. É fundamental que não percamos os mecanismos de financiamento da educação e que não percamos a garantia de que a educação no Brasil deva persistir pública e gratuita, laica e de qualidade”, disse.

A presidente da frente, deputada Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO), explicou a importância da luta pela manutenção do fundo. O Fundeb responde por 63% dos recursos da educação básica. “Se ele não continuar, os municípios vão travar”, pontuou.

A frente conta com a participação de deputados e senadores, além de membros da sociedade civil e de diversas entidades, como o Todos pela Educação, Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consede), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undine), entre outras.









Últimas notícias

Notícias relacionadas

Sobre nós
Contatos

Área Restrita
Login
Liderança do PCdoB na Câmara dos Deputados
Praça dos Três Poderes, Câmara dos Deputados, anexo II, sala T-12
Brasília-DF - 70160-900 - Telefone: 55 (61) 3215-9732
ascompcdobcd@gmail.com