Privatização não deu certo em nenhum lugar do mundo, diz Daniel Almeida

Brasília, quinta-feira, 1 de novembro de 2018 - 11:26

PRIVATIZAÇÃO

Privatização não deu certo em nenhum lugar do mundo, diz Daniel Almeida


Por: Da Redação

Parlamentar critica plano de governo de Bolsonaro e defende que em um sociedade com tantas desigualdades, o Estado precisa se fazer presente

Richard Silva/PCdoB na Câmara

O presidente eleito Jair Bolsonaro defende, em programa de governo as privatizações de empresas estatais como uma das principais medidas para equilibrar as contas públicas. Segundo o programa, todos os recursos obtidos com privatizações e concessões irão para o pagamento da dívida pública.

O presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços da Câmara, deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA), criticou a proposta de privatizações.

“Eu acho que esse é um caminho errado. Achar que o mercado resolve tudo, que o Estado não tem papel ou que tem um papel secundário. Em uma sociedade com tantas desigualdades, o Estado precisa estar presente, precisa ser o indutor, organizador, controlador e promotor de políticas públicas. Pensar apenas em privatização como remédio não deu certo em lugar nenhum do mundo”, disse o deputado.

Daniel Almeida destacou que a proposta prejudica parcelas menos favorecidas da sociedade. “Em algum momento, se falou dessa redução das alíquotas, o que pode significar uma redução de tributação para os mais ricos, penalizando ainda mais os mais pobres. Vai na contramão do que é desejável em uma reforma tributária progressiva”, afirmou.

Reforma da Previdência

Quanto à Reforma da Previdência, defendida no programa de Bolsonaro, Daniel Almeida disse que não adianta fazer reformas que prejudicam os mais pobres sem antes taxar os mais ricos.

Sobre o programa de Bolsonaro para a economia, o presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico prevê um futuro próximo muito negativo se as medidas forem colocadas em prática.









Últimas notícias

Notícias relacionadas

Sobre nós
Contatos

Área Restrita
Login
Liderança do PCdoB na Câmara dos Deputados
Praça dos Três Poderes, Câmara dos Deputados, anexo II, sala T-12
Brasília-DF - 70160-900 - Telefone: 55 (61) 3215-9732
ascompcdobcd@gmail.com