Deputados do PCdoB apresentam projetos que sustam portaria de Moro

Brasília, quarta-feira, 17 de abril de 2019 - 16:41

POLÍTICA

Deputados do PCdoB apresentam projetos que sustam portaria de Moro


Por: Portal Vermelho

Comunistas também querem que ministro vá à Câmara explicar portaria sobre o emprego da Força Nacional de Segurança na Esplanada dos Ministérios.

Reprodução da Internet

A líder da Minoria na Câmara dos Deputados, Jandira Feghali (RJ), e o deputado Márcio Jerry (MA), ambos do PCdoB, ingressaram nesta quarta-feira (17) com projetos de decreto legislativo suspendo os efeitos da portaria do ministro da Justiça e Segurança, Sérgio Moro, sobre o emprego da Força Nacional de Segurança na Esplanada dos Ministérios.

Segundo Jandira Feghali, "a portaria vem ao encontro do interesse do governo de dificultar, de amedrontar e até mesmo de bloquear as ações dos manifestantes" e afronta "diretamente os princípios constitucionais da inviolabilidade da liberdade de expressão e da liberdade de manifestação", expressos nos incisos IV e XVI do artigo 5° da Constituição Federal.

Apesar da portaria não trazer “expressamente” o real motivo de escalar a Força, a parlamentar diz que o alvo é uma marcha indígena que vai acontecer em Brasília nos próximos dias 24 e 26.

“O acampamento de indígenas em Brasília foi alvo de críticas do presidente Jair Bolsonaro na semana passada, que se referiu ao evento como `encontrão´ e disse que quem iria pagar a conta seria o contribuinte”, justificou.

Ela diz que a portaria não faz nenhuma referência ao governo do Distrito Federal, a quem sempre coube conter manifestações na Praça dos Três Poderes.

Além do decreto sustando os efeitos da portaria, o deputado Márcio Jerry diz que vai requerer à Comissão de Direitos Humanos e Minorias a convocação do ministro para que ele explique a questão.

“O ministro exorbita do poder, ao pretender estabelecer um estado de defesa e intervenção federal na Esplanada dos Ministério, quando a Constituição, no art. 49, IV, está dito que essa é uma competência exclusiva do Congresso Nacional”, afirmou o deputado.

Portaria

A portaria assinada por Sérgio Moro autoriza o emprego da Força Nacional de Segurança Pública para conter manifestações na Praça dos Três Poderes e na Esplanada dos Ministérios, como garantia de preservação da integridade física das pessoas, do patrimônio público e dos prédios da União. O prazo para validade da medida é de 33 dias a contar desta quarta-feira (17).

Na portaria, publicada no Diário Oficial da União, Moro registra que o pedido partiu do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, comandado pelo general Augusto Heleno, que dará apoio logístico à operação. Segundo Heleno, a medida é para "desencorajar violência em atos".









Últimas notícias

Notícias relacionadas

Sobre nós
Contatos

Área Restrita
Login
Liderança do PCdoB na Câmara dos Deputados
Praça dos Três Poderes, Câmara dos Deputados, anexo II, sala T-12
Brasília-DF - 70160-900 - Telefone: 55 (61) 3215-9732
ascompcdobcd@gmail.com