Alice Portugal defende fortalecimento dos Institutos Federais

Brasília, sexta-feira, 13 de abril de 2018 - 10:3

EDUCAÇÃO

Alice Portugal defende fortalecimento dos Institutos Federais


Por: Maiana Neves

Os Institutos Federais brasileiros vêm enfrentando uma grave crise financeira, sem condições de manter serviços básicos. Com o governo de Michel Temer, os repasses caíram 14% e para 2018 o presidente ilegítimo estipulou um orçamento de apenas R$ 3,37 bilhões para os IFs, que ainda pode sofrer contingenciamentos.

Richard Silva/PCdoB na Câmara
Vice-líder do PCdoB destaca importância de institutos de educação

Relatora de uma série de projetos de expansão e criação de institutos federais e universidades no Brasil, a deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) esteve presente, nesta quinta-feira (12/04), na Sessão Solene para homenagear os 10 anos dos IFs. No evento, em um discurso marcante, Alice ergueu a voz em defesa do fortalecimento e dos recursos orçamentários para as instituições.

“Eu e minha bancada entendemos que a criação dos IFs no governo de um operário significou uma revolução na educação profissionalizante e na interiorização do ensino superior no Brasil. Nenhum outro feito nesse país – pontes, estradas, obras – foi maior do que a criação dos institutos, que hoje são as principais vítimas dos cortes de recursos que são ordenados pelo atual governo. O presidente que criou os IFs está preso injustamente. Essa prisão é um recado para que esqueçamos dos nossos sonhos, mas não vamos esquecer e queremos Lula livre e os Institutos Federais com verbas e equipamentos”, disse a deputada, que falou pela liderança do PCdoB.

Presente na audiência, o presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF), Roberto Gil Rodrigues, falou um pouco da crise financeira que as instituições enfrentam. “O orçamento que temos é de 2013 e hoje já estamos em 2018, mas mesmo assim não paramos de crescer, mas estamos sacrificando o nosso trabalho e os nossos alunos com falta de sala de aula, recursos, laboratórios. Quem julga que está gastando dinheiro com educação, está julgando errado, pois na verdade estamos investindo no futuro do país”, afirmou.

O evento é uma iniciativa da deputada Maria do Rosário (PT-RS) e da senadora Fátima Bezerra (PT-RN), coordenadoras da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Ensino Profissionalizante. A sessão solene contou com o apoio do CONIF.

Confira trecho do discurso de Alice na sessão aqui.









Últimas notícias

Notícias relacionadas

Sobre nós
Contatos

Área Restrita
Login
Liderança do PCdoB na Câmara dos Deputados
Praça dos Três Poderes, Câmara dos Deputados, anexo II, sala T-12
Brasília-DF - 70160-900 - Telefone: 55 (61) 3215-9732
ascompcdobcd@gmail.com